asfinanças.com

Índice de Treynor – O que é e como interpretar?

O Índice de Treynor é uma medida de desempenho para determinar o excesso de retorno gerado para cada unidade de risco assumida por uma carteira. O excesso de retorno neste sentido se refere ao retorno ganho acima do retorno que poderia ter sido obtido em um investimento sem risco. Embora não haja um verdadeiro investimento sem risco, no Brasil os títulos do Tesouro atrelados à SELIC são utilizados  para representar o retorno sem risco na fórmula do Índice de Treynor. A medida de risco utilizada neste indicador se refere ao risco sistemático medido pela beta de uma carteira.
indice-treynor

Compartilhe

índice

Publicidade

O QUE É ÍNDICE DE TREYNOR

O Índice de Treynor é uma medida de desempenho para determinar o excesso de retorno gerado para cada unidade de risco assumida por uma carteira.


O excesso de retorno neste sentido se refere ao retorno ganho acima do retorno que poderia ter sido obtido em um investimento sem risco. Embora não haja um verdadeiro investimento sem risco, no Brasil os títulos do Tesouro atrelados à SELIC são utilizados  para representar o retorno sem risco na fórmula do Índice de Treynor.

A medida de risco utilizada neste indicador se refere ao risco sistemático medido pela beta de uma carteira.

PONTOS DE DESTAQUE

  • O índice de Treynor é uma medida de risco/retorno que permite aos investidores ajustar os retornos de uma carteira para  um determinado risco sistemático.

  • O resultado do Índice de Treynor mais elevado significa que tal carteira é o investimento mais adequado.

  • O Índice de Treynor é semelhante ao Índice Sharpe, porém o Índice Sharpe utiliza o desvio padrão de uma carteira para ajustar o retorno, enquanto o Índice de Treynor utiliza o Beta do Portfólio.

  • O índice de Treynor foi desenvolvido por Jack Treynor, um economista americano que foi um dos idealizadores do Modelo de Precificação de Ativos de Capital (CAPM).

QUAL A FÓRMULA DO ÍNDICE DE TREYNOR

A fórmula do Índice de Treynor é a seguinte:

 

índice de Treynor  =    Rp -Rf   

                                                         βp

 

onde:

rp =Retorno do Portfólio

rf =Taxa livre de Risco

βp =Beta do portfólio

 

COMO INTERPRETAR O ÍNDICE DE TREYNOR

Em essência, o índice de Treynor é uma medida de retorno ajustada ao risco com base no risco sistemático (beta). Ele indica quanto retorno um investimento obteve em relação ao risco assumido, como uma carteira de ações, fundos ou outros ativos negociados em bolsa de valores.

 O índice de Treynor depende do beta de uma carteira – ou seja, da sensibilidade dos retornos da carteira aos movimentos de risco de mercado. A premissa por trás desta fórmula é que os investidores devem ser compensados pelo risco inerente à carteira, pois a diversificação não o removerá.

Se uma carteira tem um beta negativo, logo, o resultado da relação não é relevante. Um resultado mais alto é mais desejável e significa que uma determinada carteira é provavelmente o investimento mais adequado. Como o índice de Treynor se baseia em dados históricos é importante observar que isso não indica necessariamente um desempenho futuro, e um índice não deve ser o único fator em que se deve confiar nas decisões de investimento.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O ÍNDICE DE TREYNOR E O ÍNDICE SHARPE

 

Os dois índices são parecidos e tentam identificar o excesso de retorno para um determinado nível de risco, porém o Índice Sharpe utiliza o desvio padrão de uma carteira para calcular o risco x retorno, enquanto o Índice de Treynor utiliza o Beta do Portfólio.

QUAIS AS LIMITAÇÕES DO ÍNDICE DE TREYNOR

Um dos principais pontos fracos do Índice de Treynor é sua característica retroativa. É possível que os investimentos tenham desempenho e comportamento diferentes no futuro do que tiveram no passado e a precisão do índice de Treynor é altamente dependente do uso de benchmarks apropriados para medir o beta.

Ficou com dúvidas, gostou do conteúdo ou tem alguma sugestão? Conta pra gente aqui embaixo.

Fique sempre atualizado

Se inscreva em nossa newsletter

Sem spam, só enviamos novas atualizações e conteúdos relevantes.

Publicidade

Chegou a hora de você dominar suas finanças! 

Conheça o curso de Finanças pessoais da RICO Treinamentos.

Clique aqui e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Fique sempre atualizado

Se inscreva em nossa newsletter

Sem spam, só enviamos novas atualizações e conteúdos relevantes.

Ainda não achou o que buscava? Tente outro termo

Publicidade

Mais recentes

Aqui tem mais conteúdo

Você também pode gostar desses posts

Este site preza pela qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes. Não garantimos que você conseguirá obter quaisquer resultados financeiros usando qualquer um de nossos treinamentos ou posts recomendados.

© 2023 asfinanças.com | Todos os direitos reservados  |  Política de Privacidade   |  Termos de Uso  |  Política de Cookies

Uma empresa Wise Ventures | Wise Real Estate | Wise investor | Wise Class