asfinanças.com

O que é Taxa Livre de Risco

A taxa de retorno livre de risco é a taxa teórica de retorno de um investimento com risco zero (hipotético). A taxa livre de risco representa os juros que um investidor esperaria de um investimento hipoteticamente livre de risco durante um período de tempo específico. A chamada taxa livre de risco "real" pode ser calculada subtraindo a taxa de inflação atual do rendimento do título do Tesouro correspondente à duração de seu investimento.
o-que-é-taxa-livre-de-riscos

Compartilhe

índice

Publicidade

O QUE É TAXA LIVRE DE RISCO

A taxa de retorno livre de risco é a taxa teórica de retorno de um investimento com risco zero (hipotético). A taxa livre de risco representa os juros que um investidor esperaria de um investimento hipoteticamente livre de risco durante um período de tempo específico.

A chamada taxa livre de risco “real” pode ser calculada subtraindo a taxa de inflação atual do rendimento do título do Tesouro correspondente à duração de seu investimento.

PONTOS DE DESTAQUE

  • A taxa de retorno livre de risco refere-se à taxa teórica de retorno de um investimento com risco zero (hipotético).

  • Na prática, a taxa de retorno livre de risco não existe verdadeiramente, pois cada investimento carrega pelo menos uma pequena quantidade de risco.

  • Para calcular a taxa livre de risco real, subtraia a taxa de inflação do rendimento do título do Tesouro correspondente à duração de seu investimento.

ENTENDENDO A TAXA LIVRE DE RISCO

Em teoria, a taxa livre de risco é o retorno mínimo que um investidor espera para qualquer investimento pelo fato de não aceitar riscos adicionais a menos que a taxa potencial de retorno seja maior do que a taxa livre de risco. A determinação de uma medida para a taxa de retorno livre de risco para uma determinada situação deve considerar o mercado nacional do investidor, enquanto taxas de juros negativas podem dificultar o entendimento da situação.

Na prática, porém, não existe uma taxa verdadeiramente livre de riscos, pois mesmo os investimentos mais seguros comportam uma quantidade pequena de riscos. Assim, a taxa de juros de uma nota do Tesouro dos EUA de três meses (T-bill) é frequentemente usada como a taxa livre de risco para investidores com base nos Estados Unidos.

A T-Bill de três meses do Tesouro dos Estados Unidos é uma referência útil porque o mercado considera que não há praticamente nenhuma chance de o governo dos Estados Unidos não cumprir com suas obrigações. O grande tamanho e a profunda liquidez do mercado contribuem para a percepção da segurança. Entretanto, um investidor estrangeiro com ativos não denominados em dólares incorre em risco cambial quando investe em títulos do Tesouro dos Estados Unidos. O risco pode ser coberto por meio de operações cambiais a termo e opções, mas afeta a taxa de retorno.

Os títulos governamentais de curto prazo de outros países com alta demanda, como a Alemanha e a Suíça, oferecem uma aproximação da taxa livre de risco para investidores com ativos em euros (EUR) ou francos suíços (CHF). Os investidores baseados em países menos qualificados que estão dentro da zona do euro, como Portugal e Grécia, podem investir em títulos alemães sem incorrer em risco cambial. Em contrapartida, um investidor com ativos em rublos russos não pode investir em um título do governo de alta classificação sem incorrer em risco cambial.

No Brasil, o título do governo chamado Tesouro Selic é considerado a taxa de juros livre de risco para os investidores que estão baseados em ativos no mercado financeiro brasileiro.

TAXA DE JUROS LIVRE DE RISCO NEGATIVA

A corrida dos investidores para ativos de qualidade (Flight to quality) e para longe dos títulos de alto rendimento (High-yield) em meio à longa crise da dívida Européia levou as taxas de juros para território negativo nos países considerados mais seguros, como Alemanha e Suíça. Nos Estados Unidos, as disputas no Congresso sobre a necessidade de aumentar o teto da dívida algumas vezes limitaram fortemente a emissão de títulos de crédito, com a falta de oferta impulsionando os preços fortemente para baixo.

O rendimento mais baixo permitido em um leilão do Tesouro é zero, mas os títulos às vezes são negociados com rendimentos negativos no mercado secundário.

E no Japão, a deflação persistente tem levado o Banco Central do Japão a seguir uma política de taxas de juros ultra-baixas, e às vezes negativas, para estimular a economia. As taxas de juros negativas essencialmente levam o conceito de retorno sem riscos ao extremo; os investidores estão dispostos a pagar para colocar seu dinheiro em um ativo que consideram seguro.

POR QUE O TESOURO SELIC E O T-BILL DE 3 MESES DOS EUA SÃO USADOS COMO TAXA LIVRE DE RISCO

Em nenhum caso pode haver uma taxa verdadeiramente livre de risco, porque mesmo os investimentos mais seguros comportam uma quantidade mínima de risco. Entretanto, a taxa de juros de um título do Tesouro americano de três meses (T-Bill) é frequentemente usado como a taxa livre de risco para investidores baseados nos Estados Unidos. Esta é uma aproximação útil porque o mercado considera que não há praticamente nenhuma chance de o governo dos EUA não cumprir com suas obrigações. O grande volume e a ampla liquidez do mercado contribuem para a percepção da segurança.

No Brasil o título semelhante para os riscos do mercado local é o Tesouro SELIC.

QUAIS SÃO AS FONTES DE RISCO DO MERCADO

O risco pode se manifestar como risco absoluto, risco relativo e/ou risco de inadimplência. O risco absoluto, definido pela volatilidade, pode ser facilmente quantificado por medidas comuns como o desvio padrão. O risco relativo, quando aplicado a investimentos, é geralmente representado pela relação entre a flutuação do preço de um ativo e um índice ou base. Como o ativo livre de risco utilizado é de tão curto prazo, ele não é aplicável tanto ao risco absoluto quanto ao relativo. O risco de inadimplência, que, neste caso, é o risco de que o governo dos EUA não cumpra suas obrigações de dívida, é o risco que se aplica quando se utiliza o T-bill de 3 meses como a taxa livre de risco. No caso do Brasil, o risco de inadimplência incorre no governo brasileiro de não cumprir com as obrigações do tesouro nacional.

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DOS TÍTULOS DE CURTO PRAZO DO GOVERNO

Nos Estados Unidos (EUA) os títulos do Tesouro (T-bills) são assumidos como tendo risco zero de inadimplência porque representam e são apoiados pela boa fé do governo dos EUA. Eles são vendidos com desconto do valor nominal em um leilão semanal em um processo de leilão aberto ao mercado. Eles não pagam juros tradicionais como seus pares, as notas do Tesouro (Treasury Notes) e os títulos do Tesouro (Treasury Bonds), e são vendidos em vários vencimentos em denominações de US$1.000. Finalmente, eles podem ser comprados por pessoas físicas diretamente do governo.

No Brasil os títulos do Tesouro SELIC são assumidos como tendo risco zero de inadimplência porque representam a capacidade de pagamento do governo do Brasil.

Ficou com dúvidas, gostou do conteúdo ou tem alguma sugestão? Conta pra gente aqui embaixo.

 

Fique sempre atualizado

Se inscreva em nossa newsletter

Sem spam, só enviamos novas atualizações e conteúdos relevantes.

Publicidade

Chegou a hora de você dominar suas finanças! 

Conheça o curso de Finanças pessoais da RICO Treinamentos.

Clique aqui e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Fique sempre atualizado

Se inscreva em nossa newsletter

Sem spam, só enviamos novas atualizações e conteúdos relevantes.

Ainda não achou o que buscava? Tente outro termo

Publicidade

Mais recentes

Aqui tem mais conteúdo

Você também pode gostar desses posts

Este site preza pela qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes. Não garantimos que você conseguirá obter quaisquer resultados financeiros usando qualquer um de nossos treinamentos ou posts recomendados.

© 2023 asfinanças.com | Todos os direitos reservados  |  Política de Privacidade   |  Termos de Uso  |  Política de Cookies

Uma empresa Wise Ventures | Wise Real Estate | Wise investor | Wise Class