O QUE É CUSTO DE CAPITAL
O custo de capital é o cálculo que uma empresa faz do retorno mínimo que seria necessário para justificar a realização de um projeto financeiro, como a construção de uma nova fábrica.
O termo custo de capital é usado por analistas e investidores, mas é sempre uma forma de avaliar se uma decisão de investimento pode ser justificada por sua viabilidade. Os investidores também podem usar o termo para se referir a uma avaliação do retorno potencial de um investimento em relação a seu custo e seus riscos.
Muitas empresas utilizam uma combinação de dívida e capital próprio para financiar a expansão dos negócios. Para tais empresas, o custo total do capital é derivado do custo médio ponderado de todas as fontes de capital. Isto é conhecido como o custo médio ponderado do capital (WACC).
PONTOS DE DESTAQUE
O custo de capital representa o retorno que uma empresa precisa obter para justificar o investimento em um projeto financeiro, como a compra de novos equipamentos ou a construção de um novo edifício.
O custo de capital engloba o custo tanto do patrimônio quanto da dívida, ponderados de acordo com a estrutura de capital desejada ou existente da empresa. Isto é conhecido como o custo médio ponderado do capital (WACC).
As decisões de investimento de uma empresa para novos projetos devem sempre gerar um retorno que exceda o custo do capital utilizado para financiar o projeto. Caso contrário, o projeto não gerará retorno para os investidores.
ENTENDENDO O CUSTO DE CAPITAL
O conceito de custo de capital é a principal informação utilizada para determinar a taxa mínima de retorno (Hurdle Rate) sobre um projeto ou investimento exigido por um gestor ou investidor. Uma empresa que inicia um grande projeto deve saber quanto dinheiro o projeto terá que gerar para compensar o custo de sua realização e depois continuar a gerar lucros para a empresa.
O custo de capital, na perspectiva de um investidor, é uma avaliação do retorno que pode ser esperado da aquisição de ações ou qualquer outro investimento. Esta é uma estimativa e pode incluir os melhores e piores cenários. Um investidor pode analisar a volatilidade (beta) dos resultados financeiros de uma empresa para determinar se o custo de uma ação é justificado por seu retorno potencial.
CUSTO MÉDIO PONDERADO DE CAPITAL (WACC)
O custo de capital de uma empresa é tipicamente calculado usando a fórmula do custo médio ponderado do capital (WACC) que considera o custo tanto da dívida quanto do capital próprio.
Cada categoria do capital da empresa é ponderada proporcionalmente para chegar a uma taxa combinada, e a fórmula considera todo tipo de dívida e patrimônio líquido no balanço patrimonial da empresa, incluindo ações ordinárias e preferenciais, títulos e outras formas de dívida.
COMO CALCULAR O CUSTO DA DÍVIDA (Kd) DE UMA EMPRESA
O custo do capital torna-se um fator para decidir qual via de financiamento seguir: dívida, capital próprio, ou uma combinação dos dois.
Empresas em fase inicial raramente têm ativos de grande porte a serem oferecidos como garantia para empréstimos, de modo que o financiamento de capital se torna o modo de financiamento padrão. Empresas menos estabelecidas com histórico operacional limitado pagarão um custo de capital mais alto do que empresas mais antigas com histórico sólido, uma vez que credores e investidores exigirão um prêmio de risco mais alto para as primeiras.
O custo da dívida é meramente a taxa de juros paga pela empresa sobre sua dívida. Entretanto, como as despesas com juros são dedutíveis dos impostos, a dívida é calculada após os impostos, como a seguir:
Custo da Dívida = Despesa com juros x (1-T)
dívida total
onde:
Despesas com juros = Juros pagos sobre a dívida atual da empresa
T = A taxa resultante de impostos da empresa
O custo da dívida também pode ser estimado adicionando um spread de crédito à taxa livre de risco e multiplicando o resultado por (1 – T).
COMO CALCULAR O CUSTO DE CAPITAL PRÓPRIO (Ke) DE UMA EMPRESA
O custo de capital próprio é mais complexo, uma vez que a taxa de retorno exigida pelos investidores no capital próprio não é tão claramente definida como a exigida pelos credores. O custo do capital próprio é aproximado pelo modelo de precificação de ativos de capital (CAPM) da seguinte forma:
REi = Rf + βi (REm − Rf)
Onde:
REi = retorno esperado do investimento
Rf = taxa livre de risco
βi =beta do investimento
(REm -Rf )= prêmio de risco de mercado
O custo total de capital da empresa é baseado na média ponderada desses custos.
Por exemplo, considere uma empresa com uma estrutura de capital constituída por 70% de capital próprio e 30% de dívida; seu custo de capital próprio é de 10% e o custo de dívida após os impostos é de 7%.
Portanto, seu WACC seria:
(0,7×10%)+(0,3×7%)=9,1%
Este é o custo de capital que seria usado para descontar futuros fluxos de caixa de projetos potenciais e outras oportunidades para estimar seu valor presente líquido (VPL) e a capacidade de gerar valor.
As empresas se esforçam para atingir o mix de financiamento ideal com base no custo de capital de várias fontes de financiamento. O endividamento é mais eficiente em termos fiscais do que o financiamento através de capital próprio, uma vez que as despesas com juros são dedutíveis nos impostos e os dividendos sobre ações ordinárias são pagos depois dos impostos. Entretanto, um endividamento excessivo pode resultar em níveis de alavancagem perigosamente altos, forçando a empresa a pagar taxas de juros mais altas para compensar o maior risco de inadimplência.
A DIFERENÇA ENTRE CUSTO DE CAPITAL E TAXA DE DESCONTO
O custo de capital e a taxa de desconto são um pouco semelhantes e os termos são frequentemente utilizados de forma indiscriminada. O custo de capital é geralmente calculado pelo departamento financeiro de uma empresa e utilizado pela administração para estabelecer uma taxa de desconto (ou hurdle rate) que deve ser superada para justificar um investimento.
Dito isto, a administração de uma empresa deve questionar seus custos de capital gerados internamente, pois eles podem ser tão conservadores que podem desencorajar o investimento.
O custo de capital também pode ser diferente com base no tipo de projeto ou iniciativa; uma iniciativa altamente inovadora, mas arriscada, deve ter um custo de capital maior do que um projeto de atualização de equipamentos ou softwares essenciais com desempenho comprovado.
POR QUE O CUSTO DE CAPITAL É IMPORTANTE
A maioria das empresas se esforça para crescer e expandir. Podem existir muitas opções: expandir uma fábrica, comprar um concorrente, construir uma fábrica nova e maior. Antes que a empresa decida sobre qualquer uma destas opções, ela determina o custo de capital para cada projeto proposto. Isto indica quanto tempo levará para que o projeto reembolse o seu custo e quanto retornará no futuro. Tais projeções são sempre estimativas, é claro. Mas a empresa deve seguir uma metodologia razoável para escolher entre suas opções.
Ficou com dúvidas, gostou do conteúdo ou tem alguma sugestão? Conta pra gente aqui embaixo.