asfinanças.com

O que significa índice Sharpe

O Índice Sharpe foi desenvolvido pelo Prêmio Nobel William F. Sharpe e é usado para ajudar os investidores a entender o retorno de um investimento em comparação com seu risco. O índice é calculado através do retorno médio obtido acima da taxa livre de risco por unidade de volatilidade ou risco total. Volatilidade é uma medida das flutuações de preço de um ativo ou da carteira.
indice sharpe

Compartilhe

índice

Publicidade

O QUE É ÍNDICE SHARPE (SHARPE RATIO)

O Índice Sharpe foi desenvolvido pelo Prêmio Nobel William F. Sharpe e é usado para ajudar os investidores a entender o retorno de um investimento em comparação com seu risco. O índice é calculado através do retorno médio obtido acima da taxa livre de risco por unidade de volatilidade ou risco total. Volatilidade é uma medida das flutuações de preço de um ativo ou da carteira.

PONTOS DE DESTAQUE

  • O Índice Sharpe ajusta o desempenho passado de uma carteira – ou o desempenho futuro esperado – para o excesso de risco que foi assumido pelo investidor.

  • Um alto índice Sharpe é bom quando comparado a carteiras semelhantes ou fundos com retornos mais baixos.

  • O índice Sharpe tem vários pontos fracos, incluindo uma suposição de que os retornos dos investimentos são normalmente distribuídos.

COMO CALCULAR O ÍNDICE SHARPE

 

Sharpe Ratio  =    Rp -Rf  _     

                                             σp 

 

onde:

Rp = retorno da carteira

Rf = taxa livre de risco

σp = desvio padrão do excesso de retorno da carteira

 

1.Subtrair a taxa livre de risco do retorno da carteira. A taxa livre de risco poderia ser uma taxa ou rendimento do Tesouro dos EUA ou do Tesouro SELIC no Brasil.

2.Dividir o resultado pelo desvio padrão do retorno excessivo da carteira. O desvio padrão ajuda a mostrar o quanto o retorno da carteira se desvia do retorno esperado. O desvio padrão também revela a volatilidade da carteira.

 

O QUE O ÍNDICE SHARPE PODE MOSTRAR AO INVESTIDOR

Ao deduzir a taxa livre de risco do retorno médio, o investidor pode identificar melhor os lucros envolvidos nas atividades de tomada de risco. A taxa de retorno livre de risco é o retorno de um investimento com risco zero, ou seja, é o retorno que os investidores poderiam esperar por não assumir o menor risco do mercado em que está inserido. Se quiser saber mais sobre esse tipo de investimento, saiba mais em taxa livre de risco.

 

IMPORTANTE – Geralmente, quanto maior o índice Sharpe, mais atraente é o retorno ajustado ao risco.

 

O índice Sharpe é um dos métodos mais utilizados para calcular o retorno ajustado ao risco. A Teoria Moderna de Portfólio (MPT) afirma que adicionar ativos a uma carteira diversificada que tem poucas correlações pode diminuir o risco da carteira sem sacrificar o retorno.

Adicionar diversificação ao portfólio deve aumentar o índice  Sharpe em comparação com portfólios similares com um nível mais baixo de diversificação. Para que isto seja verdade, os investidores também devem aceitar a premissa que o risco é igual à volatilidade, o que não é irracional, mas pode ser muito limitado para ser aplicado a todos os investimentos.

O Índice Sharpe pode ser usado para avaliar o desempenho de uma carteira no passado (ex-post), onde os retornos reais são usados na fórmula. Alternativamente, um investidor poderia usar o desempenho esperado da carteira e a taxa livre de risco esperada para calcular uma taxa de Sharpe estimada (ex-ante).

O Índice Sharpe também pode ajudar a explicar se o retorno excessivo de uma carteira é devido a decisões inteligentes de investimento ou se é resultado de um risco muito grande. Embora uma carteira ou fundo possa desfrutar de retornos mais altos do que seus pares, será apenas um bom investimento se esses retornos mais altos não vierem com um excesso de risco adicional.

 

Quanto maior o índice Sharpe de uma carteira, melhor será o seu desempenho ajustado ao risco. Se a análise resultar em um índice Sharpe negativo, isso significa que a taxa livre de risco é maior do que o retorno da carteira, ou se espera que o retorno da carteira seja negativo. Em ambos os casos, um índice Sharpe negativo não significa algo positivo.

DIFERENÇAS ENTRE O ÍNDICE SHARPE E O ÍNDICE DE SORTINO

Uma variação do índice Sharpe é o índice Sortino, que remove os efeitos dos movimentos extremos de preços no desvio padrão para se concentrar na distribuição dos retornos que estão abaixo da meta ou do retorno esperado.

O índice de Sortino também pode substituir a taxa livre de risco pelo retorno requerido no numerador da fórmula, transformando a fórmula no retorno da carteira menos o retorno requerido, dividido pela distribuição de retornos abaixo da meta ou retorno esperado.

DIFERENÇAS ENTRE O ÍNDICE SHARPE E O ÍNDICE DE TREYNOR

Outra variação do índice Sharpe é o índice de Treynor que utiliza o beta de uma carteira ou correlação com o resto do mercado. Beta é uma medida da volatilidade e do risco de um investimento em comparação com o mercado em geral.

O objetivo do índice de Treynor é determinar se um investidor está sendo compensado por assumir um risco adicional acima do risco inerente ao mercado. A fórmula do índice de Treynor é o retorno da carteira, menos a taxa livre de risco, dividido pelo beta da carteira.

LIMITAÇÕES NO USO DO ÍNDICE SHARPE

O índice Sharpe utiliza o desvio padrão dos retornos no denominador como sua proxy do risco total da carteira, o que assume que os retornos são normalmente distribuídos. Uma distribuição normal da amostra é como lançar um par de dados. Sabemos que em muitos lançamentos, o resultado mais comum dos dados será sete, e os resultados menos comuns serão dois e doze.

Entretanto, os retornos nos mercados financeiros são desviados da média por causa de um grande número de quedas ou picos inesperados nos preços. Além disso, o desvio padrão assume que os movimentos de preços em qualquer direção são igualmente arriscados.

O índice Sharpe pode ser manipulado pelos gestores de carteiras buscando aumentar seu aparente histórico de retornos ajustados ao risco. Isto pode ser feito alongando o intervalo de medição. Isto resultará em uma estimativa mais baixa da volatilidade. Por exemplo, o desvio padrão anualizado dos retornos diários é geralmente maior do que o dos retornos semanais que, por sua vez, é maior do que o dos retornos mensais.

Escolher um período para a análise com o melhor índice Sharpe potencial, em vez de um período neutro de análise, é outra maneira de escolher os dados que irão distorcer os retornos ajustados ao risco.

COMO AVALIAR O ÍNDICE SHARPE

Índices Sharpe acima de 1,0 são geralmente considerados “bons”, pois isso sugere que a carteira está oferecendo retornos em excesso em relação a sua volatilidade. Dito isto, os investidores muitas vezes podem comparar o índice Sharpe de uma carteira em relação a seus pares. Portanto, uma carteira com um índice de Sharpe de 1,0 pode ser considerada inadequada se os concorrentes em seu grupo de pares tiverem um índice médio de Sharpe acima de 1,0.

Ficou com dúvidas, gostou do conteúdo ou tem alguma sugestão? Conta pra gente aqui embaixo.

 

 

Fique sempre atualizado

Se inscreva em nossa newsletter

Sem spam, só enviamos novas atualizações e conteúdos relevantes.

Publicidade

Chegou a hora de você dominar suas finanças! 

Conheça o curso de Finanças pessoais da RICO Treinamentos.

Clique aqui e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Fique sempre atualizado

Se inscreva em nossa newsletter

Sem spam, só enviamos novas atualizações e conteúdos relevantes.

Ainda não achou o que buscava? Tente outro termo

Publicidade

Mais recentes

Aqui tem mais conteúdo

Você também pode gostar desses posts

Este site preza pela qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes. Não garantimos que você conseguirá obter quaisquer resultados financeiros usando qualquer um de nossos treinamentos ou posts recomendados.

© 2023 asfinanças.com | Todos os direitos reservados  |  Política de Privacidade   |  Termos de Uso  |  Política de Cookies

Uma empresa Wise Ventures | Wise Real Estate | Wise investor | Wise Class